top of page

Sondagem numérica: como fazer?

Atualizado: 22 de mar. de 2021


Professor, você sabe o que é SONDAGEM NUMÉRICA?

Já realizou alguma atividade dessa natureza com a sua turma?


Saiba que assim como fazemos a SONDAGEM proposta por Emília Ferreiro, para acompanhar o processo de aquisição do sistema alfabético pelas crianças, também é possível fazer uma SONDAGEM NUMÉRICA nas aulas de Matemática.


 

A SONDAGEM NUMÉRICA é realizada por meio de um DITADO DE NUMÉROS.


Esse tipo de atividade é imprescindível por dois motivos bem convincentes.


Anote aí!


1. A SONDAGEM NUMÉRICA permite que a criança reflita e elabore hipóteses sobre as características do nosso sistema de representação numérico.


2. É um DIAGNÓSTICO para o professor acompanhar a aprendizagem dos números, servindo de ponto de partida para o seu planejamento.

 

Mas, como se faz a SONDAGEM NUMÉRICA?

Posso ditar números quaisquer à criança?



Uma boa SONDAGEM NUMÉRICA é aquela que contempla os números familiares e frequentes no cotidiano da criança, bem como as diferentes regularidades da representação escrita dos números.


Sendo assim, para o planejamento do ditado numérico, ou seja, da sondagem, é preciso levar em consideração os seguintes critérios:



 

1. Números familiares: aqueles que são significativos às crianças, como número que representa a idade, o calçado e a vestimenta.

2. Números frequentes no cotidiano: se referem aos números que aparecem com frequência no contexto social da criança, como números que representam os dias do mês, do ano e etc.

3. Números que terminam com zero: 10, 20, 30, 40... 100, 200, 300, 400... 1000.

4. Números transparentes: são aqueles cuja pronúncia do nome do número dá indicativos dos algarismos que o compõem. Por exemplo: 36, 49, 55, 98, 135 e etc.

5. Números opacos: se referem ao número cuja pronúncia do nome não dá indicativos de quais algarismos o compõe. Por exemplo: 11, 12, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29.

6. Números compostos por dois algarismos iguais: 11, 22, 33, 111, 222, 333 e etc.


 

Assim, ao planejar a SONDAGEM NUMÉRICA a partir de todos esses critérios, o professor terá condições de avaliar como a criança está escrevendo números levando em consideração as diversas regularidades presentes no sistema de representação numérico.


A seguir um exemplo de ditado de números, planejado a partir dos critérios apresentados anteriormente, que pode ser realizado juntamente com as crianças do 1º ano.


 

6

2021

70

98

15

33

 

É importante ressaltar que a grandeza dos números dependerá das expectativas previstas para o ano, ou seja, para a sua turma. Portanto, para o 4º e 5º anos, por exemplo, o professor poderá considerar esses mesmos critérios para seleção de números maiores.


Muito interessante, não é mesmo?


Mas, como, identificar, analisar e categorizar as hipóteses numéricas das crianças?

Este é um tema para outro artigo.


E aí Pedagogo (a), pronto para fazer a SONDAGEM NUMÉRICA com as suas crianças?


Se gostou, curta, compartilhe e se inscreva aqui no BLOG para receber notificações dos próximos artigos.


Abraços virtuais,

Profa. Janaina Vece.

EDUMAPED

Educação Matemática para Pedagogos.

#pedagogia #educacaoinfantil #ensinofundamental #ensinodematematica #números #ensinoeaprendizagem


REFERÊNCIAS:

LERNER, Delia; SADOVSKY, Patrícia. O sistema de numeração: um problema didático.

In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (org). Didática da Matemática. Porto Alegre: Artmed,

1996.

VECE, J. P.; SILVA, S. D . Orientações Didáticas do Currículo da Cidade - Matemática Volume 1 - Construção dos números naturais e do sistema de numeração decimal. 2018. (Documento curricular).

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page